O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) deu mais um passo importante em direção à inclusão e acessibilidade. Agora, pessoas com deficiência (PCD) podem acessar serviços de identificação civil e de habilitação sem a necessidade de agendamento prévio.
A medida tem como principal objetivo facilitar o atendimento e reduzir barreiras enfrentadas por esse público na hora de obter documentos essenciais, como carteira de identidade ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A flexibilização do agendamento representa mais autonomia e dignidade às pessoas com deficiência, promovendo igualdade no acesso aos serviços públicos.
Na prática, isso significa que os cidadãos com deficiência podem procurar diretamente os postos de atendimento do Detran-RJ para realizar esses serviços, sem a etapa prévia de marcar data e horário. A iniciativa também contribui para a descentralização do atendimento, evitando filas e oferecendo mais comodidade no processo.
A Conceição Transportes apoia iniciativas como essa, que buscam tornar o dia a dia mais acessível, seguro e justo para todos. Acreditamos que inclusão também se faz com atitudes concretas e políticas públicas eficazes.